Malásia

Capital: Kuala Lampur


Todos os viajantes devem consultar uma clínica de Medicina das Viagens 4 a 8 semanas antes da partida.

Deve ser feita a profilaxia da Malária com Mefloquina; Proguanil+Atovaquona ou Doxiciclina nas áreas de risco. O risco é baixo mas existente em pequenas áreas do interior do país e na região de Sabah (noroeste de Bornéu) incluindo a região costeira. As zonas urbanas de Kuala-Lampur e Penang e as restantes zonas costeiras estão livres de risco.

Registaram-se recentemente grandes surtos de Dengue no centro e norte do país, recomendando-se os viajantes a tomar as medidas de protecção contra mosquitos.

Registou-se em 2000 contágio de Leptospirose em 9 participantes da aventura EcoChallenge, doença que se adquire por contacto com a água doce. Se este contacto é inevitável, o viajante deverá prevenir-se através da ingestão semanal de Doxiciclina, 200mg.
Imunizações (vacinas):

- Hepatite A: Recomendada a todos os viajantes não imunes.

- Hepatite B: Recomendada a todos os viajantes.

- Febre Tifóide: Recomendada a todos os viajantes.

Encefalite Japonesa: Recomendada aos viajantes que pretendam permanecer no país por mais de 30 dias durante a época de transmissão ou com estadias menores a 30 dias sob determinadas condições (médicos veterinários, pessoas que trabalham em zonas rurais ou regiões endémicas específicas, viajantes com grande exposição ao ar livre, como campismo, caminhadas, passeios de bicicleta, outras actividades).

- Febre Amarela: Exigida a todos os viajantes provenientes de áreas endémicas para Febre Amarela. Caso contrário sem indicação.

- Raiva: Imunização apenas recomendada a viajantes com elevado risco de sofrer mordeduras de animais ou cujas actividades possam implicar um estreito contacto com morcegos.

- Sarampo/Papeira/Rubéola: 2 doses recomendadas a todos os viajantes nascidos após 1956.

Tétano/ Difteria: Recomendada a todos os viajantes não imunes.
Comments