Doenças‎ > ‎

Diarreia do Viajante


        A Diarreia do Viajante é o maior problema de saúde para o viajante, associado com a alimentação e as água contaminadas. 

        Esta diarreia, causada por uma enorme variedade de agentes infecciosos, pode ser acompanhada de náuseas, vómitos e febre, afecta até 80% dos viajantes que se deslocam para destinos de alto risco. Mesmo que breve, um episódio de diarreia grave pode arruinar umas férias ou prejudicar uma viagem de negócios. Este tipo de diarreia resulta fundamentalmente da ingestão de alimentos, bebidas ou água para consumo, contaminados. A contaminação deve-se à presença de microorganismos que vão desde uma grande variedade de bactérias ou vírus a algumas infecções provocadas por parasitas ou fungos.

        A ocorrência de Diarreia do Viajante em viajantes de curta duração pode ir de 25 a 65% nas viagens para zonas de alto risco como:
  • Norte de África: 24 - 64%
  • Subcontinente Indiano: 21 - 43%
  • Ásia Oriental: 20 - 57%
  • América do Sul: 34%
  • México: 21 - 71%
        Os viajantes devem portanto evitar o consumo de alimentos e bebidas potencialmente contaminadas. 

        Atitudes a tomar em caso de Diarreia do Viajante:
        Felizmente, a maioria das diarreias do viajante são auto-limitadas, e a medida mais importante é a hidratação abundante. O viajante deverá levar consigo sais de re-hidratação oral, que deverá diluir em água engarrafada ou fervida, bebendo em abundância, conforme indicado. Na maioria dos casos, os viajantes podem levar consigo um anti-diarreico e um antibiótico, que poderão tomar nestas situações, conforme indicado em consulta, para rápido controle das situações comuns (sem sinais de gravidade). 
        No entanto, ao aparecimento de sinais de gravidade, como febre alta, diarreia sanguinolenta, purulenta ou deterioração do estado geral apesar das medidas de hidratação, a primeira atitude do viajante deverá ser a de procurar imediatamente assistência médica


Figura 1.
Áreas de risco para a Diarreia do Viajante, a verde (baixo), amarelo (intermédio) e vermelho (alto).


Comments