Doenças‎ > ‎

Pele, doenças/lesões da


        Os Problemas Dermatológicos estão entre os principais motivos de assistência ao viajante após o regresso. Pode ser, na verdade, difícil evitar um qualquer problema cutâneo durante uma longa viagem. As causas são múltiplas, desde a vulgar alergia, a parasitas da pele até doenças sistémicas com tradução dermatológica. 


Figura 1. Infecção cutânea por Larva migrans, formando lesões sinuosas que se assemelham a um mapa.

        Dependendo da região da viagem, o viajante poderá necessitar de cuidados especiais a fim de diminuir o risco de infecção por agentes que entram no organismo através da pele. Em países não desenvolvidos ou em desenvolvimento, é em geral recomendado não entrar em contacto com águas estagnadas. Agentes de doenças como a Schistossomíase, Melioidose ou Leptospirose podem contaminar esses territórios e facilmente entrar pelo organismo através da pele.

        Qualquer problema de pele surgido na viagem ou no período pós-viagem deverá ser observado por um médico, a fim de ser efectuado um diagnóstico. Qualquer esclarecimento adicional poderá ser fornecido na Consulta de Aconselhamento ao Viajante.

Comments