Medidas de protecção individual

in site da DGS

Evite o contacto próximo com pessoas com gripe!

Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.

 

Se ficar doente, permaneça em casa!

Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.

 

Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel!

Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.

 

Lave as mãos frequentemente com água e sabão!

É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool
 

Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca!

Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

 

Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos!

É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.

 

Estas medidas são também muito importantes nas crianças!

Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.

 

Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas!

É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.

 


Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009

http://www.ecdc.europa.eu/en/FILES/PDF/Health_topics/090504_PPM.pdf

Ċ
Consulta do Viajante,
24/08/2009, 17:56
Comments