A Vacinação é um método muito eficaz para prevenir determinadas doenças infecciosas. As vacinas são, em geral, muito seguras e as reacções adversas pouco frequentes. Apesar do seu sucesso, a vacinação em nenhum caso protege a 100% quem as utiliza. Assim, independentemente de quaisquer vacinas ou fármacos utilizados preventivamente, todas as precauções adicionais contra a infecção devem ser cumpridas.
A preparação para a viagem deve incluir a actualização do estado de vacinação: doses de reforço das vacinas de rotina, caso haja falhas no esquema de vacinação, ou mesmo, a administração de imunizações primárias em indivíduos que nunca foram vacinados.
Em relação à vacinação selectiva, esta será sugerida pelo médico da Consulta de Aconselhamento ao Viajante de acordo com a análise de diversos factores, que incluem: o destino e duração da viagem, objectivo da viagem, tipo de alojamento, a idade, estado de saúde do viajante, alergias e imunizações prévias. Informe-se na consulta sobre os riscos de exposição a doenças e benefícios de eventuais vacinações. Entre as possíveis, encontram-se as vacinações para a febre tifóide, cólera, hepatite A, infecção meningocócica, entre outras. O efeito protector não é adquirido no momento da vacinação, acontecendo apenas entre 2 a 4 semanas após. Daí a importância da marcação com antecedência da consulta.
O viajante deverá trazer à consulta o seu Boletim de Vacinas com registo de todas as vacinas que lhe foram administradas, utilizando, preferencialmente, o Certificado Internacional de Vacinações.
Figura 1. Certificado Internacional de Vacinações. A
vacinação da febre amarela tem de ser efectuada no Centro de Vacinação Internacional, no Porto, e deverá obedecer aos seguintes critérios:
1. Marcação prévia via telefone através do 222 002 540; ou 2. Marcação por hora de chegada (presencial) nos períodos de vacinação Centro de Vacinação Internacional do Porto
Avenida Rodrigues de Freitas, n.º 108 - Porto Telefone: 222 002 540 Fax: 222 411 802 Ver mapa maior |