Preparação para a viagem
- Assegure-se que tem a diabetes bem controlada.
- Discuta os planos de viagem com o seu médico assistente ou em uma consulta especializada no aconselhamento ao viajante.
- Tome as vacinas com pelo menos 1 mês de antecedência, para que tenha tempo de recuperar no caso de surgirem reacções adversas às vacinas.
- Obtenha um certificado médico explicando a necessidade de transporte no avião de medicação, insulina, lancetas, agulhas e seringas.
- Leve insulina, seringa ou medicamentos suficientes para toda a estadia (ou até em quantidade superior àquela que pensa vir a precisar). Deve-os transportar sempre consigo na bagagem de mão, de forma que estejam sempre disponíveis para o seu uso e para que não haja o risco de extravio junto com a bagagem de porão.
- Caso seja susceptível a crises de hipoglicemia ("baixa de açúcar"), pondere transportar consigo uma identificação de diabético. Pode, também, aprender a dizer na língua do país para onde se desloca "eu sou diabético" e "açúcar ou sumo de laranja, por favor".
- Se viajar para os 27 países membros da União Europeia ou para a Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suiça, deve fazer o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que lhe assegura a prestação de cuidados de saúde em viagem (www.portaldasaude.pt). Se viajar para fora da Europa, recomenda-se fazer um seguro de saúde.
Durante a viagem
- Esteja preparado para a eventualidade de atrasos, atrasos ou mudanças de rota, e leve alimentos consigo para assegurar a ingesta adequada.
- Quando viajar de avião, pode pedir uma refeição com pouco açúcar e pouca gordura. Faça o seu pedido pelo menos 2 dias antes do voo. Se tomar insulina, espere até a comida começar a ser distribuída antes de administrar a sua injecção.
- Se tem maior susceptibilidade a enjoos durante a viagem, pode tomar medicação anti-enjoo previamente ao embarque. O vómito persistente pode conduzir a crises de hipoglicemia.
- O diabético pode estar sujeito a maiores complicações por diarreia e vómitos. Deve, por isso, ter especial cuidado com a higiene alimentar (consultar "Diarreia do Viajante").
- As recomendações que dizem respeito à dieta alimentar do diabético mantêm-se durante o período de viagem.
- Beba muitos líquidos, especialmente se o clima do destino for quente.
- Durante a viagem de avião use calçado confortável e folgado, caminhe um pouco em cada hora de viagem (por exemplo, até à casa de banho). Alguns viajantes podem ter indicação de usar meias de contensão elástica ou anticoagulação para prevenir tromboses nas pernas e tromboembolismo pulmonar.
- Proteja-se do sol e da desidratação da pele com um bom protector solar e creme hidratante.
|
|